quarta-feira, 5 de março de 2008

"Recados da Mãe"


Ontem devorei(sim é esta a palavra certa..) um livro..
Um livro que comprei não para mim mas para oferecer á minha princesa..
Hoje vou falar sobre ele...achei-o de uma ternura...que me arrepiou..
Conta a historia de duas irmãs,(ainda muito pequenas uma de 10 anos e a outra de 6 anos ,apenas) da sua cumplicidade e da capacidade,para enfrentarem a mais dificíl situação das suas vidas...a perda da mãe...
O carinho entre as duas,o instinto protector da mais velhinha para com a irmã, sempre mais frágil, de choro fácil, por não ter a capacidade de lidar com a falta da pessoa a quem ela mais amava...a mãe..
A mais velha por sua vez, amadureceu de tal forma que sempre que a situação o pedia
ela saltava com todas as forças para proteger a irmã... de tudo e de todos...
Com toda a ternura, contava-lhe os sonhos que tinha com a mãe... sonhos esses, que ela inventava(sem que a pequenina soubesse)..para assim transmitir mais segurança á irmã...pois costumava dizer-lhe que eram RECADOS DA MÃE...
Sempre que tinha alguma duvida a pequenina pedia para que a irmã perguntasse á mãe,durante o sonho..já que ela dizia não conseguir sonhar com a mãe...
A irmã sempre teve resposta para as suas duvidas, apesar de ela mesma também as ter..
Um amor assim não tem fronteiras, nem do tempo nem do espaço...
Apesar de mais tarde se virem a separar fisicamente...o amor..a cumplicidade..continuou...dando força ás duas para realizarem os seus sonhos...
Á mais velha, o de ajudar as crianças órfãs e á mais nova de ter uma casa cor de rosa(tal como elas haviam sonhado para elas e para a mãe)construir um lar...

Lembro-me de quando era criança,dar comigo a pensar que isto me poderia acontecer...
lembro também que era um pensamento que sempre tentei afastar...porque só de pensar..
bom ..ainda hoje nem quero pensar...acho que me foge o chão..
Sei que pode ser disparate da minha parte, mas resolvi oferecer este livro á minha filha, pelo simples facto de que, um dia destes me possa acontecer alguma coisa menos boa(não forçosamente a morte)e como sei que ela é muito sensível...gostaria de a sentir um pouco mais preparada...se bem que para algumas coisas da vida nunca estamos preparados...mas foi a pensar no bem dela que o fiz..
Tudo que é feito por nós mães ...tem um propósito...o bem dos nossos filhos...
Aquela mãe ao ver o amor imenso das suas filhas..deve ter descansado bem mais tranquila...

Só posso dizer que hoje, estou com umas olheiras de todo o tamanho(pois é assim que fico quando choro baba e ranho..)mas valeu a pena ...é um livro que me fica no coração....

Com um sorriso de ternura no olhar...


PS: a autora deste livro é
Maria Teresa Maia González

Sem comentários: